15 de fevereiro de 2010

A Armadura de DEUS – O Capacete da Salvação

Hoje vamos falar do CAPACETE DA SALVAÇÂO. Então simbora!

capacete A Armadura de DEUS [Parte 2/8]   O Capacete da SalvaçãoQue parte do corpo o capacete protege?

Obvio!!A cabeça! Até uma macaco sabe disso! Hahaha!
E o que a cabeça representa?
A mente, onde está o nosso intelecto, nossos pensamentos, nossas lembranças, nossas emoções.

Ao longo dos anos temos vistos muitos verdadeiros cristãos, pessoas dedicadas ao Senhor, sendo atingidos na mente, sendo feridos na cabeça, e se tornarem incapacitados para obra. Por isso Deus nos deu uma poderosa vestimenta de proteção, que é o capacete da salvação. Satanás ataca nossa mente com dardos inflamados.


Quais seriam esses dardos inflamados?

  1. Um deles é a desconfiança, que é uma das munições que ele usa com mais freqüência. Começamos a desconfiar dos irmãos em Cristo, do nosso pastor, da nossa liderança, dos nossos colegas de trabalho, faculdade, das(os) namoradas(os) e para os casados, da esposa ou marido.

Além da desconfiança, ele usa outras munições:

  1. O temor: tememos que algo de ruim vai acontecer conosco, tememos ficar doentes, tememos ficar sem dinheiro, sem emprego, tememos ficar sós….
  2. A dúvida (famoso “será que…”): …será que vou conseguir? Será que continuaremos a nos dar bem? Será que ele será curado…..
  3. O pessimismo: muita pessoas tem uma maneira negativa de pensar, para elas tudo sempre dará errado…..
  4. A depressão: de cada cinco obreiros cristãos, um luta com problemas de depressão.

Um pastor de um fortíssimo ministério conta o seu testemunho:

“Sofri de uma longa e persistente depressão, depois de ser salvo, batizado no Espírito, chamado para o ministério e estar trabalhando para o Senhor em tempo integral.
Apesar de estar obtendo muito sucesso em meu ministério pastoral, lutava contra uma séria depressão. Parecia que era uma nuvem cinzenta que me envolvia e me isolava de meus familiares e de outras pessoas. Tentei aplicar todas as estratégias bíblicas que conhecia para resolver o problema, procurando despir-me do velho homem a ponto de não restar mais nada do que me desvestir.
Certo dia eu estava lendo Isaias 61:3 e um trecho dele me chamou a atenção: “veste de louvor em vez de espírito angustiado”, foi como se ouvisse o Espírito Santo dizer-me:
“ seu problema não é você nem a sua mente. É um espírito que o persegue desde a sua infância”

Quando compreendi a verdadeira identidade do meu inimigo e me dei conta de que o mal não é uma coisa, mas sim um espírito, oitenta por cento do problema já estava resolvido. Para acabar de resolvê-lo só precisei da mensagem de Joel 2:32 “ e acontecera que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Então, com muita simplicidade e de uma forma quase infantil, clamei ao Senhor : Em nome do Senhor Jesus Cristo, eu estou te pedindo me libertes desse espírito angustiado.

E Ele me libertou!!!
Mas depois dele já haver me libertado, eu teria de REEDUCAR A MINHA MENTE.
Antes de ter sido liberto eu não conseguiria fazer isso mas, agora, livre da depressão e da angustia, eu já poderia e Deus não iria fazer isso por mim.
Reeducar a mente e cultivar novos tipos de pensamentos eram uma questão de disciplina pessoal, e não ocorreria de imediato.Seria um processo gradual.

capacete2 A Armadura de DEUS [Parte 2/8]   O Capacete da SalvaçãoÉ sobre esse ponto que eu quero me deter: Você deve aprender a controlar os pensamentos que estão na sua mente, reeducando a maneira de pensar. A mente é o maior campo de batalha. Satanás ataca-nos na mente mais do que qualquer outro lugar!!!

São três as fontes de pensamentos que chegam à mente de um cristão nascido de novo

  1. Pensamentos que a própria pessoa tem;
  2. Pensamentos do Espírito Santo;
  3. Pensamentos que satanás e seus demônios jogam na nossa mente, e a maioria das pessoas assumem como sendo seu próprio pensamento.

Alguns exemplos desse tipo de pensamento (do inimigo):

- “Ah! Ele nunca me ajuda”
- “Eu estou muito desanimado”
- “Ah! Eu vou desistir de tudo”
- “Eu gosto de ver coisa errada”
- “Eu não suporto mais este irmão”
- “Ah! Eu não quero mais viver”

Então o inimigo injetará os pensamentos em sua mente, começando com a palavra “eu” para que você pense que foi originado por você.

“Certamente eu gostaria de fazer………..”

Temos que examinar todos os pensamentos e ver se eles procedem de Deus! Se o pensamento, não bate com as escrituras, ou seja, não está de acordo com os ensinamentos que temos através da palavra, saberemos que satanás injetou esse pensamento, então devemos atacar a verdadeira fonte e resistir dizendo em voz alta (ou suficientemente audívivel): “satanás e seus demônios, eu repreendo vocês em nome de Jesus não aceito esse pensamento , vá embora em nome de Jesus! Por que na palavra de DEUS diz……..”
(Quando falar da ESPADA DO ESPIRITO, explico o pq tem q recitar um versículo.)

Quando a mente está fraca, cansada (ou seja com estafa física ou emocionalmente), perturbada ou até mesmo sob efeito de um produto químico (droga ou álcool), é mais difícil de resistir, e com certeza precisaremos de ajuda de alguém para que resista por nós ou que nos ajude a resistir e repreender.

Então resumindo:

1. Primeiramente precisamos discernir a fonte de pensamentos;
2. Depois devemos invocar ao Senhor para que nos liberte do ataque nos pensamentos, repreendendo satanás;
3. E terceiro, depois de libertos devemos reeducar a maneira de pensar, levando cativo todo pensamento Jesus.

“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” - II Corintios 10:5

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” – Filipenses 4:8

Pensando em tudo que é verdadeiro: isto é muito difícil pq muita vezes começamos a imaginar, a suspeitar, a duvidar, a ter medo, e nenhum pensamento tem um conteúdo de verdade, muitas vezes serão pensamentos injetados por satanás!

Cuidado: às vezes temos tamanha luta para controlar os pensamentos, falando a nos mesmos: – “Pare de pensar nessa bobagem” – mas o pensamento não nos deixa, não vai embora!!! Na verdade estamos resistindo com as nossas forças aos pensamentos injetados por satanás.

A medida que o Espirito Santo nos treina a reconhecer que os pensamentos vêem de fora injetados pelo inimigo, começamos a ter vitória quando os repreendemos em voz alta no nome de Jesus.

capacete2 A Armadura de DEUS [Parte 2/8]   O Capacete da SalvaçãoPara proteger a nossa mente existe alguns processos:

1. Memorize as escrituras:
O modo de guardar a palavra de Deus no coração é memorizá-la!!!
Salmo 119: 11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.”
Então separe um tempo a cada dia. Escreva o versículo (q te ajude na sua luta), fixe-o num lugar onde você possa vê-lo. Decore-o em voz alta e medite nele.

2. Vista ao capacete da salvação todos os dias para proteger a cabeça:
Mas o que seria o capacete da salvação?? Efesios 6 :17 “tomai também o capacete da salvação..”
Há uma referencia a outro texto sobre capacete na biblia: 1 Tess 5 :8 “….. e tendo por capacete a esperança da salvação;”

Quando vi que o capacete era a esperança, entendi tudo, e Deus revelou que precisamos cultivar a esperança!

Mas o que é esperança?
É a confiança e expectativa do que é bom, ou seja, esperar o que é bom, esperar resolução, esperar dias melhores, esperar salvação da situação em que estamos.

Quando perdemos a esperança, perdemos a força para viver, perdemos o ânimo. Nossa mente fica vulnerável ao ataque de pensamentos ruins.
Nunca podemos perder a esperança, tem um artigo que diz que podemos ficar 40 dias sem comer, 1 semana sem beber água, 3 minutos sem respirar mas, não podemos ficar nem um segundo sem esperança senão morreremos.

Então chegamos a conclusão que a proteção da mente é a esperança.

Para conseguir reeducar a mente é importantíssimo usar o capacete da esperança. Temos que estar com a mente protegida pelo capacete da esperança.

Exemplo de reeducar a mente:

Alguém afirmou que todos nós somos otimistas ou pessimistas natos. Alguns além de serem pessimistas natos foram criados em um ambiente de pessimismo. Alguns pais crêem que se uma pessoa não fosse preocupada, deveria se preocupar em descobrir pq não era preocupada. Então estas pessoas precisam reeducar a maneira de pensar pois ser pessimista é renegar a fé, porque as escrituras dizem que se amarmos a Deus e vivermos segundo o seu chamado e propósito, tudo coopera para o nosso bem. Isso significa que aí não há lugar para o pessimismo.

É issaê psisiti!!
Reeduque sua mente e guarde a palavra no coração!

Vitórias!
No amor de JESUS,
Fernando Ortega

(Fonte: Blog Não Mordaa Maçã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário